A logística é uma atividade que tem por objetivo planejar, organizar e administrar a entrada, a saída, a movimentação e o transporte e a distribuição de mercadorias, produtos e matérias-primas que são comercializados ou utilizados por empresas e indústrias.
Se trata de um verdadeiro desafio. Por esse motivo, a utilização de pallets de madeira, plástico ou metal tem sido uma aliada para aperfeiçoar os processos de movimentação, transporte e armazenamento de cargas.
No entanto, ainda hoje é possível encontrar empresários e gestores confusos sobre quais os benefícios da utilização dos pallets na movimentação de materiais. Pensando nisso, separamos neste artigo 5 vantagens do uso de pallets para o setor logístico.
O que são paletes e quais as vantagens de seu uso
Os pallets são estruturas frequentemente confeccionadas com materiais como madeira, plástico e metal. No caso da madeira, o pallet pode ser do tipo PBR (padronagem brasileira), EURO (padronagem européia) ou longarina (estrutura maior e resistente).
Sendo assim, é possível dizer que uma das primeiras e mais importantes vantagens do uso de pallets para o setor logístico é o fato de ser um produto altamente resistente, seguro e versátil. Mas, além disso, o uso das peças traz outros benefícios.
Redução nos danos às mercadorias
O uso dos pallets impede que as mercadorias sejam manuseadas de forma direta, o que poderia causar danos para as embalagens. Além disso, evita que os produtos estejam em contato direto com o solo, fator que poderia causar prejuízos e contaminações.
Agilidade na movimentação de cargas
Imagine só ter que carregar uma caixa por vez. Daria um trabalhão, não é mesmo? Com a utilização dos pallets, a movimentação das cargas fica muito mais rápida e, inclusive, pode ser feita com o auxílio de equipamentos específicos, como paleteiras e empilhadeiras.
Diminuição nos gastos com mão de obra
A utilização de pallets simplifica a logística das empresas e reduz a necessidade de uma equipe muito grande para realizar os processos de movimentação, transporte e armazenamento de cargas, diminuindo os gastos com mão de obra.
Padronização dos processos de estocagem
Os pallets foram criados com o dois objetivos: facilitar o armazenamento, o transporte e a movimentação de cargas e possibilitar que os estoques operem seguindo um padrão. Dessa forma, as estruturas facilitam o aproveitamento dos espaços.
Racionalização dos espaços de armazenamento
Uma das grandes vantagens que o uso de pallets pode oferecer para o setor logístico das empresas é a racionalização dos espaços. Isso porque possibilitam o empilhamento das cargas, resultando no que é chamado de verticalização dos estoques.
Como se vê, são muitos os benefícios obtidos com a utilização de pallets, mas, para garantir a qualidade das estruturas, é muito importante que sejam confeccionados por fabricantes especializados em estruturas de madeira.
A Durapallets tem o compromisso de oferecer o modelo de pallet ideal para cada segmento de mercado, atendendo às principais necessidades do setor logístico das empresas e indústrias do país. Para mais informações, entre em contato e conheça nosso catálogo.
Deixe uma resposta